O Instituto Melanoma Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos que nasceu em abril de 2014, após o diagnóstico de melanoma de sua idealizadora, Rebecca Montanheiro. O desejo de conhecer mais sobre a doença e encontrar outros pacientes foram propulsores para o início de uma página nas redes sociais e a criação da marca Melanoma Brasil.
Aos poucos, a atuação cresceu, ganhou credibilidade e conquistou espaço. A pequena iniciativa passou a realizar projetos maiores, até se tornar a primeira organização não governamental brasileira totalmente dedicada ao melanoma. Atualmente, as ações estão organizadas em três pilares: apoio ao paciente, comunicação e políticas de advocacy. Hoje, o Instituto Melanoma Brasil conta com a chancela de parceiros como Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e a Fundação norte-americana Aim at Melanoma. Conta com um Conselho Consultivo formado por renomados médicos especialistas.
Em 2024, após 10 anos de atuação consolidada na área de melanoma, reconhecida no Brasil e exterior, a organização expande sua atuação. Surge então o Câncer de Pele Brasil, que marca a expansão da ONG para a conscientização e disseminação de informações sobre outros tumores cutâneos além do melanoma. A iniciativa responde a demandas dos pacientes, que reconhecem o trabalho da ONG e a procuram também para se informar sobre outros tipos de câncer de pele. O portal Câncer de Pele Brasil é a primeira iniciativa dessa nova etapa.
O câncer de pele não tem fronteiras
O câncer de pele é um problema de saúde global que afeta pessoas de todas as idades, etnias e regiões ao redor do mundo. Esta doença não faz distinção de localização geográfica ou status socioeconômico, atingindo indivíduos em todos os cantos do planeta. Diante de sua natureza global, é essencial que nações unam esforços para promover a conscientização sobre estratégias de prevenção e garantir o acesso universal a serviços de saúde para detecção precoce e tratamento eficaz.
O Câncer de Pele Brasil possue parceiros internacionais com o mesmo propósito de conscientizar a população, adaptando conteúdos à realidade de cada país e também contribuir para que qualquer pessoa receba apoio e informação ao redor do planeta e em diversos idiomas.
Conheça nossos parceiros e seus conteúdos específicos.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.